domingo, 29 de janeiro de 2012

Maria Máxima Vaz: Odivelas deve a sua existência a D. Dinis.


Maria Máxima Vaz foi a última oradora da tarde, em pouco mais de uma hora deu uma autêntica “lição” de História. Explicou a ligação de D. Dinis a Odivelas, alguns dos marcos mais importantes do seu reinado, a forma como criou defesas e defendeu o seu povo nas linhas fronteiriças, a sua habilidade na política internacional e da importância do seu pai (Afonso III) na sua formação e educação. As viagens a Santarém que eram feitas de barco a partir de Frielas e lenda do urso também não foram esquecidas.

A historiadora chegou a afirmar “Odivelas deve a sua existência a D. Dinis, se não tivesse sido este Rei, esta Terra não teria passado da vulgaridade, não teria tido história alguma.”

Xara-Brasil: D. Dinis foi um empreendedor.


Na conferência sobre o reinado de D. Dinis que se realizou ontem no Vale Grande (Pontinha), Xara Brasil referiu a importância que este Rei e a marca D. Dinis podem ter para o desenvolvimento cultural e económico de todo o concelho de Odivelas, algo que há anos vem defendendo.

Depois de noutras ocasiões ter abordado o facto de D. Dinis ter sido um visionário, desta vez abordou algo não menos importante, o facto de ter D. Dinis ter sido um enorme empreendedor, afirmou “D. Dinis não governou apenas para ter resultados imediatos, apostou e investiu em políticas de longo prazo, as quais ele sabia que só viriam a dar frutos muitos anos mais tarde.”

Para ilustrar esse raciocínio utilizou exemplos de algumas políticas iniciadas nessa época, como a obrigatoriedade de utilizar a língua portuguesa, a criação da primeira universidade e toda uma série de investimentos que mais tarde conduziram aos descobrimentos.

Conferência de D. Dinis no Vale Grande - Interveção de J. Maria Pignatelli.



José Maria Pignatelli, o primeiro orador da tarde, apresentou o Pensar Odivelas, deu a conhecer a forma como nasceu este movimento e quais os seus objectivos. Na sua intervenção destacou os projectos que este movimento cívico já elaborou, como por exemplo “O Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local”, a Petição Pública para abertura ao Público do Mosteiro de Odivelas e as várias iniciativas em torno das comemorações dos 750 anos do nascimento de D. Dinis.

D. Dinis foi “falado” no Vale Grande.

Hoje realizou-se mais uma Conferência sobre o Reinado de D. Dinis, desta vez na Associação de Moradores do Vale Grande (Pontinha) que teve casa cheia. Os oradores foram:


José Maria Pignatelli - Apresentou o Pensar Odivelas


Xara-Brasil - D.Dinis o Empreendedor


Maria Máxima Vaz - Uma "lição" de História