sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carlos Coelho - Orador na Conferência "D. Dinis - O Seu Reinado e Legado"

Carlos Coelho

Especialista em Criação e Gestão de Marcas.
Carlos Coelho
Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, , ao longo de 25 anos, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios, TAP Portugal, Sata , Leya, Sonae.
 
É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica  – ivity Brand Types. 

É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro ”Portugal Genial’’. É co-autor dos livros “Brand Taboos” e “Gestão sustentada”. É professor, colunista, comentador de televisão , autor e apresentador do programa ImagiNação e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias.

Como conferencista proferiu nos últimos cinco anos mais de 150 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos Países.
Entre outros prémios, foi distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano 2005” pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, distingido pela sua carreira pelo IADE Creative University e personalidade de marketing do ano de 2011 pelo IPAM

É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da www.ivity-corp.comIvity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 70 prémios entre os quais a eleição em 2008 com Empresa do ano e o prémio para a melhor projecto de Branding com a marca LEYA; Grande Prémio do Clube de Criativos de Portugal e empresa do ano de 2010. Grande Prémio de Design 2010 e 2011 e empresa do ano 2011 pela M&P . Leão de ouro em Cannes vendo reconhecido o projecto de marca da Sonae como o melhor do muito.

É fundador do World Bank of Creativity e alguns dos seus textos e apresentações estão disponíveis em ivity-corp.


Nota: Clique aqui para ver todas as informações sobre a Conferência.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Outubro - Mês de D.Dinis.




O Grupo Pensar Odivelas vai promover no próximo mês de Outubro uma série de iniciativas para comemorar o 750º aniversário do Rei D. Dinis, o qual, como todos sabem teve uma importância impar na História de Portugal e cujo a sua vida esteve tão intimamente ligada à nossa Terra que inclusivamente a escolheu para o seu eterno descanso.

Assim destacamos as seguintes iniciativas, para o qual está desde já convidado:

- 7/10 às 21.00h. (ISCE)
Conferência
D.Dinis o Lavrador - O Seu Reinado e o Seu Legado.
Oradores: D. Duarte, Assunção Cristas, Rosado Fernandes, Maria Máxima Vaz e Carlos Coelho .

- 15/10 às 14.30h.
Tertúlia
D. Dinis e Stª Isabel
Av. Amália Rodrigues 17-A

- 22/10 às 14.30h.
Visita Guiada ao Monumentos Históricos
Guia: Maria Máxima Vaz.
Local de Encontro: Sr. Roubado
Pré-Inscrição
Valor: 5.00

- 28/10. às 20.30h
Jantar/Concerto
Forno da Cidade
Pré-Inscrição
Valor: a divulgar.

Para informações agradecemos que nos contacte por email para: pensarodivelas@gmail.com

D. Dinis e Odivelas

O REI D. DINIS possuía em Odivelas a Quinta de Vale de Flores, na qual havia um paço Real, tendo-se mantido de pé partes dele, até 1922/23.

Em cumprimento de uma promessa feita, quando foi atacado por um urso numa caçada no distrito de Beja, mandou construir nessa quinta, o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, para acolher freiras da Ordem de Cister.

Deu-lhe o nome do seu protector S. Dinis, primeiro Bispo de Paris, cuja festa se celebra no dia do aniversário do Rei. Acrescentou-lhe o nome de S. Bernardo em homenagem ao reformador a quem se deve a Ordem de Cister.

Dotou o mosteiro de grandes rendimentos e muitas propriedades, além de avultadas quantias em dinheiro, acrescentando-lhe 4 mil libras no testamento.

Aqui vinha e permanecia, com frequência, a Corte. No dia do seu aniversário – 9 de Outubro – havia um bodo aos pobres, oferecendo o Rei 2 bois para esse fim. As freiras conservaram esta tradição durante séculos. Quando mais tarde os comensais diminuíram, a comida confeccionada no mosteiro para o bodo, era enviada para as prisões de Lisboa.

Por determinação no seu testamento, aqui ficou sepultado, em túmulo colocado no centro da igreja; cinco capelães celebravam diariamente missa por sua alma.

Este Mosteiro foi construído entre 1295 e 1305. Foi edificado em estilo gótico, como a Abadia de S. Dinis em Paris, considerada a primeira definição deste estilo nascido em França e imitado depois em tudo o mundo. É um dos raros monumentos góticos que se conservam nos arredores de Lisboa.

Maria Máxima Vaz

El Rei D.Dinis

D. Dinis foi um grande Rei, sábio e justo, bom administrador, excelente poeta e músico.

Amante da paz, nunca iniciou uma guerra. Nobre e corajoso, enfrentou os seus inimigos e lutou pela paz, quando lhe moveram guerras.

Protegeu as fronteiras com a construção de uma linha de castelos para defesa, em caso de ataques.

Celebrou com Castela o tratado de Alcanises, definindo os limites de Portugal e dando-lhe a unidade territorial que ultrapassa sete séculos de história.

Fundou e reconstruiu muitas povoações, com vista ao povoamento de todo o território.

Enriqueceu Portugal desenvolvendo todas as áreas: a agricultura, o comércio, a marinha, as artes produtivas, a exploração mineira.

Promoveu a cultura fundando a Universidade e ordenando o uso da língua portuguesa nos documentos, em substituição da latina.

Engrandeceu Portugal no desempenho de missões diplomáticas, por incumbência Papal.

Foram ainda os seus dotes de diplomata e bom governante que o levaram a fundar a Ordem de Cristo, à qual doou os ricos bens do Templários, de que Portugal teria sido desapossado em consequência da extinção desta ordem militar.

Bom gestor, conservou e acrescentou o tesouro público, legando aos portugueses um erário sem dívidas.

Por tudo isto, foi um rei amado pelo seu povo!

Maria Máxima Vaz

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Voluntários precisam-se.

No próximo mês de Outubro o Grupo Pensar Odivelas vai promover uma série de iniciativas no Concelho de Odivelas, nesse sentido gostaríamos de saber quem é que poderá estar interessado/disponível em colaborar.

Vão ser precisas pessoas para ajudar a distribuir propaganda e para dar apoio na organização das iniciativas, assim como para dar apio logístico no decorrer das mesmas.
As respostas poderão ser dadas para: pensarodivelas@gmail.com ou para o número 91.321.25.97.

Obrigado.

 

sábado, 24 de setembro de 2011

Encontro proveitoso!

Hoje o Grupo Pensar Odivelas reuniu-se mais uma vez, desta feita foi na Ramada e o objectivo era debater um novo projecto, o qual deverá ser implementado em Outubro.

Este novo projecto, o qual vai ser apresentado no início da próxima semana, terá uma série de iniciativas que irão contribuir decisivamente para a valorização cultural do Concelho.

Mantenha-se atento, acompanhe as notícias que vão ser publicadas, pois estou certo que vai querer participar.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hoje há reunião - Apareça!

Depois de termos elaborado o Projecto de Revitalização e Dinamização do Comercio Local e de termos promovido a Petição Pública apara a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas, a qual como todos sabem se encontra na fase final do seu trajecto na Assembleia da República, chegou a vez de apresentarmos mais um grande trabalho, desta vez na área da Cultura, o qual se encontra na fase final da sua preparação.

Para o apresentar o que já está feito, para ouvir opiniões e quiçá mais ideias, hoje haverá mais uma reunião do Pensar Odivelas.

Contamos com a sua presença às 20.30h. no café “Cabem Cá Todos” (Bons Dias – Ramada), pois entendemos que quanto mais opiniões e mais participado for esta reunião, melhor será para o projecto.

Até logo.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nova Odivelas (16/9/2011)

Afinal não são 100, podem ser mais de 200 anos.

Diz a Dr.ª Maria Máxima Vaz num comentário a este post:
"1 hora dá para olhar.
1h e 30m dão para ver.
2h dão para observar, ouvir, apreciar e conhecer.
Pela minha experiência de 28 anos a guiar estas visitas, não considero possível fazer uma visita numa hora."

Sendo assim e uma vez que o horário de abertura do Mosteiro que foi protocolado prevê a abertura do mesmo apenas duas tardes por mês, das 15.00 às 17.00h, e para grupos de 25 pessoas, serão precisos mais de 200 anos para que toda a população de Odivelas possa visitar este monumento.

Vejamos:
25 Pessoas x 2 vezes por mês = 50.
50 X 12 meses = 600.
600 x 200 anos = 120.000.

Ora se a população de Odivelas é superior a 120.000 pessoas ...

 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Comunicado: Afinal o Mosteiro não vai abrir.

Mais uma ilusão.
Afinal o Mosteiro de Odivelas não vai abrir.

Como é do conhecimento público um grupo de cidadãos ('Pensar Odivelas') promoveu uma Petição Pública para a abertura ao público aos Sábados, Domingos e feriados do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo (Mosteiro de Odivelas), que recolheu mais de 6.400 subscritores.

Esta causa tornou-se um Desígnio Municipal porque muitas das mais de 1000 pessoas que a subscreveram pela internet são Odivelenses e a quase totalidade das restantes assinaturas foram recolhidas, nas ruas do Concelho.

Esta Petição foi entregue na Assembleia da República no passado dia 1 de Abril de 2011, subiu à Comissão de Cultura, Ciências e Educação que, depois de ouvir os quatro primeiros subscritores no passado dia 23 de Agosto, emitiu um relatório que a considera de enorme pertinência e importância para a Cidade e para o Concelho. Esta Petição irá ser brevemente discutida em plenário da Assembleia da República, onde se aguarda voto favorável de uma recomendação ao Governo no sentido de se cumprir a vontade legítima dos odivelenses.

Enquanto este processo se desenrola, a Câmara Municipal de Odivelas negociou um protocolo para ser assinado nas comemorações do aniversário do Rei D. Dinis que prevê - somente - a realização de visitas guiadas em dois Domingos por mês, entre as 15 e as 17 horas, naturalmente com a necessidade de marcação prévia.

O acordo determina, ainda, que as visitas só podem ser feitas por grupos de 25 pessoas o que antevê o máximo de 50 visitas em cada um dos Domingos.

Perante as notícias vindas a público, que dão conta que o Mosteiro de Odivelas vai abrir ao público ao 1º e 3º Domingo de cada mês, entre as 15 e as 17 horas, pelo acima exposto, cumpre-nos comunicar que:

1º) Este acordo não acrescenta nada, a não ser em contrapartidas, ao protocolo assinado em 2001 e que vigorou até 2009;

2º) Este acordo não prevê uma efectiva abertura do Mosteiro, apenas permite a realização de visitas previamente marcadas;

3º) O estabelecido neste acordo apenas permitirá 100 visitantes por mês, que representam 1.200 por ano, ou seja, para que os cerca de 150.000 odivelenses visitem o Mosteiro serão precisos mais de 100 anos;

4º) Se revela desastrosa a decisão da Câmara em fazer um percurso paralelo, sem que tivesse coordenado com este movimento de cidadãos subscritores da Petição Pública;


6º) A Câmara Municipal de Odivelas ao não ter suspendido as negociações, porventura com a ânsia de protagonismo nas comemorações do aniversário do Rei D. Dinis, aguardando pela conclusão de todo o processo em sede de Assembleia da República, mostrou uma total inépcia negocial;

7º) Ao agir desta forma egoísta, a Câmara Municipal de Odivelas contrariou claramente a vontade da população de Odivelas e também revela uma deficiente gestão dos dinheiros públicos ao negociar algumas contrapartidas sem custos estimados como o da recuperação do túmulo de D. Dinis, uma obra que não tem projecto nem cabe ao Município a autoridade de realizar uma intervenção deste nível, aliás de grande complexidade;

8º) Não desistiremos desta batalha e continuaremos a fazer todas as diligências no sentido de conseguirmos cumprir esta legítima vontade dos Odivelenses.


Odivelas, 15 de Setembro de 2011.

Pensar Odivelas


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião

Caros Amigos,

À semelhança do que foi feito na altura em que preparámos o Projecto de Dinamização e Revitalização do Comércio Local, e porque estamos a executar um novo trabalho de grande dimensão, desta feita na área cultura, iremos fazer uma reunião para ouvir e partilhar ideias.

Com esse objectivo gostaríamos de poder contar convosco no próximo dia 23/9 às 20.30 no café " Cabem Cá Todos " sito na Ramada, mais propriamente Na Rua Álvaro Campos Nº 1 Bons Dias.

Por questões logísticas agradecia que nos confirmassem com a maior brevidade possível a vossa disponibilidade para o e-mail do pensarodivelas@gmail.com ou para o Tel. 96 281 70 24 Madalena Varela

Obrigado

Grupo Pensar Odivelas.

Nota: Caso queiram avançar desde já com alguma ideia, sugestão ou projecto, também o poderão fazer, assim ficaria desde já incluída na ordem de trabalhos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Abertura do Mosteiro noticiada pelo Jornal I.

Depois de ontem termos comunicado que a Assembleia da República tinha recebido um documento da Câmara Municipal de Odivelas a informar que iria ser assinado um protocolo com vista à abertura do Mosteiro de Odivelas, foi com enorme alegria que hoje vimos ser noticiado pelo Jornal I que é já em Outubro que este Monumento Nacional vai estar aberto a toda a população, aos Sábados, Domingos e Feriados.

A concretizar-se esta pretensão dos odivelenses é caso para dizer que vale sempre a pena acreditar e lutar.



 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Mosteiro vai abrir, os Odivelenses estão de PARABÉNS.

Nota de Imprensa.
(6 de Setembro de 2011)

O Mosteiro vai abrir, os Odivelenses estão de PARABÉNS.

Mosteiro de S. Dinis e S.Bernardo (Mosteiro de Odivelas)

No passado dia 23 de Agosto, os quatro primeiros subscritores da Petição Pública “para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas”, Miguel Xara-Brasil, Paulo Aido, Madalena Varela e Maria Máxima Vaz, foram ouvidos na Assembleia da República.

No decorrer da audiência foi facultado pela Comissão da Cultura, Educação, Ciência e Desporto da Assembleia da República, um documento emitido pela Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador, o qual informa:

1 - Que no passado mês de Maio, um mês depois da Petição ter sido entregue na Assembleia da República, a Câmara e o Ministério da Defesa haviam iniciado conversações para que as portas do Mosteiro se abrissem ao público;

2 - Que pese o facto das conversações/negociações ainda não estarem encerradas, no próximo dia 8 de Outubro, por ocasião da Sessão Solene das Comemorações dos 750 anos do Nascimento de D. Dinis, será assinado um protocolo entre ambas as partes que permita a realização de visitas ao Mosteiro de Odivelas.

Neste sentido, apraz-nos registar que o esforço de um grupo de cidadãos e a vontade de toda uma comunidade, expressa em cerca de 6.500 assinaturas, foi ouvida por este executivo.

Finalmente, passados que são seis anos desde que Susana Amador é Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, algo está a ser feito neste sentido.

Os Odivelenses estão de parabéns, a Dr.ª Susana Amador vai assinar no próximo dia 8 de Outubro o protocolo com o Ministério da Defesa e finalmente todos poderemos, tal como é nossa expectativa, visitar o Mosteiro de Odivelas aos Sábados, Domingos e Feriados, pois foi isso que a população subscreveu.

Como se costuma dizer que “até ao lavar dos cestos é vindima”, nesse sentido não damos ainda esta missão como concluída, continuaremos a lutar por ela até que este Desígnio Municipal esteja cumprido.

Odivelas, 2 de Setembro de 2011.

domingo, 4 de setembro de 2011

"Corrida mais louca do mundo" foi um êxito!

Como já se esperava este evento foi um êxito. Bem sei que é da Red Bull e por isso tem um poder mediático e de comunicação enorme, o que lhe confere uma dimensão difícil de atingir, mas estou igualmente certo que uma das propostas do Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local em Odivelas, "O Campeonato de Carrinhos de Rolamentos" que foi chumbado pelos partidos do poder municipal (PS e PSD) teria tudo para ser um êxito.

Panorâmica das boxes


Os carros depois da corrida
Uma enchente


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Que pena!

Dão-se ideias, fazem-se propostas,
uns executam e bem, outros ...