quinta-feira, 31 de março de 2011

Petição: Últimas notícias

Amanhã às 11.00h vamos à Assembleia da República entregar a Petição para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas.

As cerca de 6.500 assinaturas serão entregues mão as Sr. Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama que teve a amabilidade e a cortesia de nos conceder uma audiência para esse efeito.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Conhecer a várzea

"De Lisboa a Sacavém há duas léguas. Sacavém é um lugar de 100 vizinhos, edificado pela comodidade de um braço do Tejo que pela terra dentro entra duas léguas, até Loures, donde toma o nome. É este esteiro, quando desemboca no Tejo, de grande fundo; tanto que nele entram navios de muitas toneladas, e alguns galeões de carreira da Índia" (autot: Manuel Severim de Faria - em 1609

Conhecer a várzea

"Nós temos o rio de Sacavém, que desembocando no Tejo faz uma profundíssimo foz, na qual entram os maiores navios deste porto, e, ficando quase ao norte da cidade, navegando-se até à Mealhada." (autor:Luís Mendes de Vasconcelos, séc.XVII)

Conhecer a várzea


Um mapa do século XVI, mostra como foi a ligação do rio Tancão com o Tejo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Agora, a Segurança.

Depois de mais uma excelente iniciativa, a Petição Pública para a abertura ao Público do Mosteiro de Odivelas, que teve uma enorme receptividade por parte dos Odivelenses e que vai entrar agora numa nova fase, a entrega dos dossier às entidades competentes e reuniões de trabalho com todos os intervenientes/decisores deste processo, o Projecto Pensar Odivelas continua o seu trabalho também em outras áreas.

Na Saúde, no Desporto e na Acção Social já há trabalhos bastante avançado e agora, devido às muitas noticias vindas a público relacionadas com a Segurança e ao facto de termos conseguido juntar pessoas interessadas em colaborar no desenvolvimento deste tema, criámos um grupo quer se irá debruçar sobre esta temática.

Estes grupos são abertos a todos e nesse sentido apelamos aos que se sintam motivados para aderir a este projecto, ou àqueles que apenas nos queiram dar uma sugestão, não hesitem em contactar-nos (pensarodivelas@gmail.com).

O valor dos documentos

Quero partilhar convosco uma alegria que tive hoje: pude confirmar que o nosso Mosteiro tinha duas torres! Há um autor que o afirma, mas poderia não ser suficiente. Hoje pude ver ampliada uma imagem de 1565 (e que possuo há anos). Na ampliação são perfeitamente visíveis as 2 torres, que no documento em minha posse, apenas se vislumbram. Nunca desisti de procurar a confirmação, que veio hoje num documento igual, que pude ampliar. O que eu possuía era uma cópia. Fiquei a saber hoje, mas serviu para encontrar o original. As modernas tecnologias fizeram o resto. A ciência possibilita o avanço da técnica, e as duas fazem o progresso, se estiverem ao serviço da humanidade. A minha gratidão vai para todos os investigadores.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Os edifícios da quinta do Espírito Santo


Esta quinta já não existe. Foi vendida para construção urbana, no ano da inauguração da ponte 25 de Abril.

A quinta do Espírito Santo

Esta quinta confrontava com a quinta da Memória a nascente e com a quinta do Espanhol a poente. Ainda há pessoas familiares de quem lá trabalhou.

Grande chapelada!


Joaquim Lourenço, através do seu blogue "Por Causas em Odivelas", ofereceu-nos hoje uma grande "chapelada", MUITO OBRIGADO!

Frades da Ordem de Cister

Eram chamados "os frades brancos". O seu "hábito" era branco e por isso eram inconfundíveis. Os dominicanos vestiam de preto, os franciscanos usavam o burel castanho. Brancos, só os cistercienses.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Abadessa Cisterciense

O vestuário de uma abadessa cisterciense, embora igual, em corte, ao das outras cistercienses, permitia alguns enfeites que as destacavam das suas irmãs.

terça-feira, 15 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Petição: As imagens de ontem na WEB TV.

As imagens da acção de ontem que assinalou o encerramento da recolha de assinaturas para Petição que tem como objectivo abrir o Mosteiro de Odivelas ao Público já estão disponiveis, clique aqui para ver as intervenções de Xara-Brasil, Máxima Vaz, Paulo Aido e Madalena Cascais.

Petição: Ontem foi o encerramento!


Da esquerda para a direita: Maria Máxima Vaz, Paulo Aido, Eu, Madalena Varela, Teresa Salvado, Carla Rodrigues.

O Túmulo de D. Dinis


O Túmulo de D. Dinis, vendo-se a lado menos arruinado - 4 pares de freiras cistercienses decoram a face esquerda da arca tumular

sábado, 12 de março de 2011

Petição - Subscrição chega hoje ao fim.


A Petição "Pública para a abertura ao público do Mosteiro de S.Dinis e S. Bernardo (Mosteiro de Odivelas)" chega hoje ao fim.

Ao longo de pouco mais de um mês foi possível, com o empenho de muitas pessoas, conseguirmos juntar a esta causa, ou seja que subscrevessem esta Petição, cerca de 6.000 pessoas, a grande maioria delas Odivelenses, uma vez que aproximadamente 5.000 assinaturas foram recolhidas em "papel" nas ruas, lojas e colectividades de todo o Concelho.

Desde um Presidente de Câmara, de um ex-Presidente desta Câmara, a Vereadores, a Presidentes de Junta de Freguesia, a Deputados Municipais de todos os Partidos, de Comerciantes, de Jornalistas, de Padres, de Lideres Nacionais e Distritais de Vários Partidos, de Pessoas ligadas à Cultura e ao Desporto, até ao mais Comum do cidadão, alguns dos quais que por não saberem ler nem escrever tiveram que assinar a Petição com a sua impressão digital, "todos" subscreveram esta Petição.

Podemos assim afirmar que o objectivo de abrir e de certa forma, de devolver o Mosteiro aos Odivelenses, criou um movimento transversal de enorme dimensão o qual nos permite afirmar que esta causa se tornou num verdadeiro desígnio da população Odivelense.

Esta Petição foi um sucesso e com ela iremos fazer ver aos nossos representantes, àqueles que elegemos, que esta é uma ambição inequívoca do povo desta terra e que por isso mesmo terão que a respeitar. Estamos cientes que ainda falta trilhar um vasto caminho e que tudo isto, apesar do esforço feito, não foi mais do que um pequeno passo na conquista de um objectivo.

Os próximos passos já estão a ser preparados e serão:

- a entrega da Petição ao Sr. Presidente da Assembleia da República;

- o contacto com todos os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República;

- a entrega de cópia da Petição às entidades que mais directamente estarão o poderão esta ligadas a este dossier, Presidente da República, Ministro da Defesa e da Cultura.

De toda esta evolução vos daremos conhecimento.

Para terminar, por ventura pelo ponto por onde deveriamos ter iniciado este texto, resta-nos agradecer a todos os subscritores o facto de se terem associado nós na concretização deste objectivo e de terem feito desta causa um verdadeiro Desígnio da População de Odivelas.

Muito Obrigado!

Petição: O encerramento é hoje (Sábado)


Apareça
às

12.00 h.

Casa dos Caracois
(Junto ao Mosteiro)


quinta-feira, 10 de março de 2011

Tinha o nome de Rua Direita...e hoje?


A entrada para o Largo D. Dinis era mais estreita. Havia ali um pequeno prédio que já desapareceu.

Petição - Sábado termina.


È com muito agrado que comunico que, com a AJUDA DE TODOS estamos em condições de proceder ao Encerramento da “Petição para Abertura ao público do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo (Mosteiro de Odivelas) ”.

Para assinalar este facto convidamos todos a comparecer no próximo Sábado dia 12 de Março pelas 12h00 na Casa dos Caracóis (Junto ao Mosteiro) onde iremos comunicar à imprensa a conclusão do nosso objectivo que ultrapassou em muito o nº de assinaturas a que nos propusemos (4.000), as quais irão proporcionar o debate e discussão na Assembleia da República sobre a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas.

Depois do comunicado e de uma breve Conferência de Imprensa ficaremos por lá a almoçar e a conviver. Nesse sentido, caso tenha disponibilidade para nos conceder o prazer da vossa companhia, por questões logísticas, agradecemos desde já que nos confirme a sua presença para: email - pensarodivelas@gmail.com ou para o tlm. 91.321.25.97 (este nº não recebe sms).


Nota:Caso ainda não tenha subscrito a petição poderá fazê-lo agora clicando aqui.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quem se lembra?


À entrada de Odivelas, do lado esquerdo, à beira da ribeira, quase sobre a ponte, erguia-se esta casa, tendo por horizonte, sempre viçosas, as hortas da várzea.

Petição: e o 1.000 é:

o meu colega da Tertúlia Informalidades, Miguel Ramos.

Se não subscreveu, clique aqui e ....

Petição - Está a chegar ao fim.

A Petição para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas começou no passado dia 5 de Fevereiro e já ultrapassou largamente o objectivo inicial a que nos prepusemos, a obtenção de 4.000 subscritores. Este é o número mínimo necessário para que um assunto seja discutido em Assembleia da República.

Durante este período, com o esforço, com a dedicação e a persistência de inúmeras pessoas conseguimos chegar aos 1.000 subscritores aqui na internet e ter mais de 4.000 assinaturas no "papel" recolhidas nas ruas e lojas do Concelho.

A Petição continuará até ao próximo fim-de-semana, pelo que convidamos todos os que queiram associar-se a esta causa a fazê-lo agora, basta clicar aqui.

Ao longo destes dia continuaremos a dar notícias sobre a Petição, contudo agradecemos a todos os que tiverem folhas para nos entregar que nos contactem através por email (miguelxb@gmail.com).

terça-feira, 8 de março de 2011

O hortelão cuidando da sua horta


Um aspecto da várzea de Odivelas. A exuberância das culturas, num dos melhores solos agrícolas do país.

A várzea de Odivelas


Na várzea de Odivelas criava-se gado leiteiro. Cultivavam-se forragens e mantinham -se pastagens

As hortas de Odivelas


Da ribeira de Odivelas ao Casal do Mota e matadouro - hoje a Malaposta

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Casal do Mota


No caminho de Odivelas para Lisboa, este casal ficava à esquerda do Sr. Roubado, nas traseiras da Malaposta.

sábado, 5 de março de 2011

Petição: Hoje faz um mês.


Faz hoje um mês que iniciámos a Petição Pública para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas e por isso mesmo deixo aqui um pequeno balanço.

Na subscrição em papel, a qual decorreu nas ruas do Concelho e juntos dos comerciantes, onde aliás ainda se encontra disponível para ser assinada, conseguimos recolher até ao momento cerca de 4.000 assinaturas.

Na Internet, onde ainda continua a decorrer, já somo 988, falta apenas uma dúzia para sermos 1.000.

Perante estes números e uma vez que já conseguimos o número necessário de subscritores para levar este assunto à Assembleia da República, no próximo fim-de-semana daremos por encerrada esta "maratona".

Caso ainda não tenha subscrito a Petição, ainda o pode fazer, basta clicar aqui.

Um sermão no Senhor Roubado

EsEste quadro é uma pintura de Leonel Marques Pereira e foi localizada por mim no museu de Arte Contemporânea e trazida ao conhecimento público em Odivelas, onde era totalmente ignorada.

sexta-feira, 4 de março de 2011

O altar-mor engalanado em dia de festa

Em frente aos altares colaterais, dois andores - o do Padroeiro, o Menino Jesus e o de S. Sebastião. Em Odivelas fazia-se uma festa anual em honra deste santo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Petição On-Line: A 30 das 1.000.


A Petição Pública para a abertura do Mosteiro de Odivelas que está decorrer, tanto nas ruas do Concelho sobre o formato de abaixo assinado, como on-line continua a bom ritmo. Para além das mais de 3.000 assinatura que já temos em várias folhas de papel, aqui na net estamos quase a completar o primeiro milhar.

Se ainda não subscreveu ....

Odivelas: uma procissão -


terça-feira, 1 de março de 2011